sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Camélia

Camellia L. é um género de plantas da família Theaceae que produzem as flores conhecidas como camélia (e em algumas regiões de Portugal como japoneira). O género Camellia inclui muitas plantas ornamentais e a planta do chá.
O gênero foi descrito pelo naturalista sueco Carl von Linné em sua obra magna Species Plantarum, e assim designado em homenagem ao missionário jesuíta Georg Kamel. Algumas espécies deste gênero pertenciam ao gênero Thea, mas este epíteto foi sinonimizado com Camellia quando se observou que as Camellia e Thea não apresentavam qualquer diferença significativa entre si.
Todas as espécies de Camellia são designadas, na China, pela palavra mandarim "chá" (茶), complementada por algum termo que, geralmente, caracteriza seu habitat ou suas peculiaridades morfológicas.
Este gênero apresenta cerca de 80 espécies nativas das florestas da Índia, Sudeste Asiático, China e Japão. São arbustos ou árvores de porte médio, com folhas coriáceas, escuras, lustrosas, com bordas serrilhadas ou denteadas. Apresentam flores vistosas, brancas, vermelhas, rosadas, matizadas, ou raramente amarelas, algumas tão grandes quanto a palma da mão de uma pessoa adulta, outras tão pequenas quanto uma moeda. Certas espécies exalam suave perfume. Os frutos são cápsulas globosas, que podem variar do tamanho de um amendoim ao de uma maçã, com cerca de 3 sementes esféricas.

Significados de algumas Flores

 

Nomes de flores - letra A

Acácia Amarela - Representa um amor secreto (amante)
Acácia Branca ou rosada - Contância, elegância
Amor perfeito - Meditação, recordações, reflexão
Azaléia Branca - Romance
Azaléia rosada - Amor à natureza (naturalistas)

Nomes de flores - letra C

Camélia Branca - Beleza perfeita
Camélia Rosada - Grandeza de alma
Camélia Vermelha - Reconhecimento
Cravo amarelo - Desdém
Cravo Branco - Amor ardente, ingenuidade, talento
Cravo Rosado - Preferência
Cravo vermelho - Amor vivo
Crisântemo amarelo - Amor frágil
Crisântemo branco - Verdade, sinceridade
Crisântemo vermelho - Eu amo

Nomes de flores - letra D

Dália Amarela - União recíproca
Dália Rosada - Delicadeza, sutileza
Dália Vermelha - Olhos abrasadores

Nomes de flores - letra G

Girassol - Dignidade, glória, paixão

Nomes de flores - letra H

Hortência - Frieza, indiferença

Nomes de flores - letra J

Jasmim - Amor, beleza delicada, graça

Nomes de flores - letra L

Lírio - Casamento, doçura, inocência, pureza

Nomes de flores - letra M

Magnólia - Amor à natureza, simpatia
Margarida - Inocência, virgindade
Miosótis - Amor sincero, fidelidade

Nomes de flores - letra N

Narciso - Egoísmo, introvérsia, vaidade, mentira

Nomes de flores - letra O

Orquídea - Beleza, luxúria, perfeição, pureza espiritual

Nomes de flores - letra P

Papoula - Fertilidade, ressurreição, sonho

Nomes de flores - letra R

Rosa Amarela - Ciúme, desconfiança, infidelidade, rosa dos amantes OU Amizade, doçura e carinho (controverso, depende dos autores)
Rosa Branca - Amor a Deus, pensamento abstrato, pureza, silêncio, virgindade
Rosa Vermelha - Admiração, caridade, casamento, desejo, tesão, paixão

Nomes de flores - letra S

Sempre-Viva - Declaração de guerra, imortalidade, permanência

Nomes de flores - letra T

Tulipa Amarela - Amor sem esperança
Tulipa vermelha - Declaração de amor

Nomes de flores - letra V

Violeta - Lealdade, modéstia, simplicidade

Magnolia

Magnólia é uma flor proveniente de plantas do gênero Magnolia L., família Magnoliaceae. Também é o nome popular das plantas deste gênero, nativas das zonas temperadas do hemisfério norte.
As magnólias são árvores, arbustos ou arvoretas semidecíduas ou decíduas, apreciados como ornamentais em jardins, principalmente em locais de clima temperado ou subtropical. Produzem abundantes flores brancas ou rosadas, grandes e perfumadas.
A ciência botânica tem um interesse especial pelas magnólias, por apresentarem estruturas reprodutivas e anatômicas que se acredita serem extremamente primitivas em relação a todas as outras flores, apresentando semelhanças com Gimnospermas primitivas. Alguns dos fósseis mais antigos de Angiospermas conhecidos apresentam flores semelhantes às magnólias.
Alguns estudos sugerem que as magnólias podem ser as primeiras flores que surgiram no nosso planeta, mas isso não é comprovado.
A maior magnólia da Europa pode ser encontrada em Monchique.

Rosa

A rosa (Rosa spp) é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.
Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa L., com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.
Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.

Tulipas

Com cerca de cem espécies, as tulipas têm folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.
As tulipas são originárias da Turquia e não da Holanda, como o senso comum leva a imaginar. Foram levadas para os Países Baixos em 1560 pelo botânico Conrad Von Gesner. O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada para tulipe, que originalmente significa turbante, considerando a forma da flor invertida. Algumas referências defendem que as tulipas seriam originárias da China, de onde foram levadas para as montanhas do Cáucaso e para a Pérsia.